quarta-feira, 11 de junho de 2008

Bloqueio dos Transportadores


Portugal entrou hoje no terceiro dia de bloqueio dos transportadores. Os efeitos sobre a economia nacional começam a ser calamitosos. No nosso concelho temos piquetes no Carregado, em Alenquer e um pouco por todo os grandes nós rodoviários. Os camionistas que não querem aderir ao bloqueio são obrigados a parar. Se não o fizerem são apedrejados. Vivemos um ambiente semelhante ao do verão quente de 1975!

Os motivos do bloqueio são legítimos. Portugal deveria ter uma fiscalidade sobre os combustíveis idêntica à de Espanha, pois, para o bem e para o mal, a economia ibérica é uma só. Mas se os motivos são legítimos os meios empregues pelos camionistas não o são. Não é legítimo impedir de passar quem quer ou necessita passar!
O governo deve intervir imediatamente! As forças de segurança têm que repor a ordem pública. Sócrates está a evitar faze-lo porque sabe que mandar dispersar os piquetes de camioistas vai ter um efeito devastador na sua já baixa popularidade. Mas o problema é só um: é nos momentos de crise que se vê o valor dos grandes homens. Nas próxima horas veremos se Sócrates é digno de tal classificação.


Luís Barros Mendes