O desafio da educação e da formação profissional
"A percentagem da população concelhia que possui um nível de ensino médio (0,4%) ou superior (3,6%) é bastante reduzida, predominando o 1º ciclo do ensino básico, com 29,8%.
14,7% da população não possui qualquer nível de ensino, enquanto 14,8% não chegou a concluir o 1º ciclo do ensino básico. Esta situação revela-se preocupante, uma vez que 59,3% da população residente no concelho de Alenquer não ultrapassou o 1º ciclo de do ensino básico." in Diagnóstico Social do Concelho de Alenquer, Setembro 2006
A taxa de abandono escolar no 2º ciclo do ensino básico e no ensino secundário é preocupante. É mesmo a terceira mais alta da região Oeste.
Não queremos tirar dividendos políticos de tão negro cenário. Por isso propomos um verdadeiro pacto municipal entre forças políticas, associações empresariais, governo central e demais parceiros sociais para acabar com esta situação.
Urge dotar o concelho de Alenquer de uma escola técnico profissional.
O nosso concelho não é uma ilha. Porque não lançar as bases para uma escola multimunicipal, que abarque a população juvenil de Alenquer e de dois ou mais concelhos vizinhos?
Não será este um projecto bem mais urgente que a variante do Brandão?
Luís Barros Mendes - CDS-PP Alenquer
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário